Dia do Índio

O Brasil tem pouco mais de 500 anos, né?! Na verdade, os 500 anos são a partir da chegada dos portugueses em 22 de abril de 1500. Por isso, nossa amada terra completa seus 520 aninhos no dia 22 de abril. Mas se falarmos de território em si, a Ilha de Vera Cruz, primeiro nome dado ao país, já existia, e não com esse nome.  Não apenas o maravilhoso pedaço de terra, mas também já havia habitantes. Sim, já existiam moradores. Então, esses são os donos daqui?

Esses habitantes, que foram denominados Índios, são mais antigos que o próprio Brasil. Com o passar do tempo, por causa da colonização, foram perdendo espaço para o resto da população e os avanços tecnológicos. Essa perda não foi somente territorial, foi principalmente cultural. Cada vez mais às margens da sociedade, sendo menosprezados e tendo os seus direitos como humanos esquecidos.

O dia 19 de abril serve para lembrarmos de que os povos indígenas são nossas raízes e nós devemos reconhecê-los e respeitá-los. Dia 19 de Abril, Dia do Índio.