Semana do Meio Ambiente: plástico nos oceanos

Você sabia que estamos na Semana do Meio Ambiente?

A Semana do Meio ambiente começou no dia 1º e vai até o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse período serve para darmos mais atenção para o meio em que vivemos e refletirmos sobre nossas atitudes com ele.

Cerca de 71% do nosso planeta é coberto por água e um dos maiores inimigos da vida marítima é o plástico, que demora em média 400 anos para se decompor. Oito milhões de toneladas são despejadas nos oceanos anualmente e até 2050 existirá mais plástico no oceano do que peixes. Uma das principais consequências do descarte irregular desse tipo de material é o que está escrito na imagem, cerca de 100 mil animais marinhos mortos por ano.

Saiba que as garrafas, canudos, sacolas plásticas e etc. descartados irregularmente chegam aos oceanos com ajuda das chuvas, ventos e rios, inclusive vindos de locais distantes e não somente nas cidades litorâneas.

Devemos ter consciência das causas e consequências do uso excessivo e do descarte irregular do plástico para mudarmos o nosso futuro. Use e abuse dos 3 R’s da ecologia: reduzir, reciclar e reutilizar.