8 Passos simples para te ajudar a chegar na redação perfeita

A redação compõe uma grande parte da nota do ENEM, por isso, costuma ser a etapa mais temida pelos vestibulandos. Confira 8 Passos SIMPLES para te ajudar a chegar na redação perfeita:

[O texto abaixo complementa a imagem]

1 - Com treino, pode-se chegar a perfeição. Faça redações com os temas das edições passadas. Peça para alguém capacitado corrigir e opinar sobre o seu texto.

2 - Você só escreve sobre aquilo que conhece. Quanto mais você ler e se informar sobre os assuntos do momento, mais saberá sobre eles. Fique atento aos sites de notícias, não leia só as manchetes, pesquise e se aprofunde, principalmente nas que estiverem “em alta”. 

3 - Concentre-se. Use a folha de rascunhos para escrever tudo que você sabe sobre o tema e os tópicos que não podem ser esquecidos.

4 - Fique atento ao tema, aos textos de apoio e ao tipo de texto exigido. A interpretação correta impede que você fuja do assunto.

5 - A redação deve ser escrita usando a norma culta, sem gírias, clichês ou expressões informais. É a hora de mostrar que você tem conhecimento da língua e sabe colocar suas ideias no papel.

6 - Em uma redação dissertativa-argumentativa, após a introdução, onde você faz a “porta de entrada” do seu texto, vem o desenvolvimento. Nessa parte, argumente sobre o tema proposto, usando todo o seu conhecimento. Dê o seu ponto de vista e tome muito cuidado para não fugir do assunto.

7 - Na conclusão, apresente propostas de soluções bem elaboradas para o tema proposto.

8 - Por último, mas MUITO importante, é o respeito com a sociedade e a cultura. Esteja alinhado com esses valores e mostre que você é um cidadão disposto a mudar o mundo para melhor.