Feelings - Educação Socioemocional

Desenvolvimento do Programa Socioemocional Feelings

As diretrizes da base curricular consideram a formação integral do aluno. ou seja,  durante a Educação básica devem ser desenvolvidas competências voltadas para o desenvolvimento dos aspectos fisicos, cognitivos e socioemocionais, habilidade também convencionada a ser chamada de inteligência emocional.

Dentre as Competências Gerais da Base Nacional  Comum Curricular, há destaque para o desenvolvimento do autoconhecimento, do reconhecimento de emoções, do cuidado com a saúde emocional e das habilidades sociais.

O Programa Feelings foi desenvolvido pela diretora do nosso Colégio, Ana Alice Biemmi Leite, para trabalhar com crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, desenvolvendo a habilidade socioemocional ou inteligência emocional , tornando-as capazes de lidar com a emoção de forma positiva diante dos desafios diários.

Objetivo principal

Desenvolver nos estudantes atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com situações e desafios diários.

Objetivo Especifico

Desenvolver habilidades que  ajudem as crianças a  reconhecer seus sentimentos, a regular a intensidade de suas  emoções,  a fim de resolver os problemas e se relacionar com o outro de forma positiva.

As habilidades a serem desenvolvidas integra competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva.

Baseado na Terapia Comportamental Cognitiva e Psicologia Positiva.

O programa utiliza exemplos de fatos do cotidiano da vida escolar do estudante,  fichas, baralhos, livros, histórias, jogos, atividades em folha e atividades práticas.