4 DICAS PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO DO SEU FILHO

4 DICAS PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO DO SEU FILHO

1 – Leia para seus filhos desde cedo e torne a leitura um hábito de casa.

Ler histórias e livros para as crianças é um bom hábito, que introduz o prazer envolvido na leitura desde cedo e, ainda, aproxima afetivamente pais e filhos. Separe um tempo para que todos desliguem a TV e a internet e possam se dedicar a ler. Faça com que seja um momento divertido e quando terminarem façam algo juntos, como ver um filme com pipoca. O objetivo é tornar a leitura uma parte agradável e regular da rotina da sua família.

 

2 - Peça para seu filho te contar uma história

A imaginação é uma ótima forma de ajudar na alfabetização das crianças. Incentive-o a contar histórias para você, mas que sejam criadas por ele. Ajude-o a começar e em momentos que a criatividade dele falhar. Caso ele já saiba escrever, façam essa brincadeira escrevendo.

 

3 – Ouça seu filho ler.

Incentive-o a ler os livros que ele gosta, escutando com atenção, fazendo perguntas e pedindo, gentilmente, para repetir a leitura. Mas respeite sempre o tempo da criança, não deixe que a leitura se torne algo forçado e cansativo.

 

4 - Incentive a escrita.

A alfabetização envolve leitura e escrita. Ter livros e revistas disponíveis em casa e ter o hábito de ler ajuda a despertar o interesse pela leitura.

Escrever bilhetes, cartas, usar giz de cera, lápis e criar histórias, incentivam a escrita. Promover a escrita é tão importante quanto promover a leitura.