13 de Outubro - Dia do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que avalia lesões de pacientes e, a partir de seu diagnóstico funcional ou fisioterapêutico, aplica e gerencia um tratamento utilizando meios físicos. Ou seja, exercícios, correntes elétricas, laser terapêutico, piscina terapêutica que trabalha determinados músculos, pele, articulações para recuperar movimentos ou disfunções em áreas específicas.

Tendo como objetivo o estudo da função do movimento humano e como objeto profissional a restauração de funções, sistemas e órgãos lesionados, o fisioterapeuta recebe uma função humanista, generalista, crítica e reflexiva. Isso o capacita a atuar em diferentes níveis na área da saúde. A grade curricular desta graduação busca estudar o ser humano como um todo, tendo uma visão ampla e global que não precisa dominar técnicas para melhorar somente disfunções. Ele não deve tratar o distúrbio de seu paciente de forma isolada e sim pensar nas questões biopsicossociais para maximizar seu potencial funcional pensando não só no corpo, mas também na mente. 

Hoje, dia 13 de outubro, é o dia escolhido para homenagear estes profissionais que nos ajudam tanto e cuidam tanto de nós. Obrigado por tanto, um feliz dia a todos vocês e parabéns por exercerem esta profissão tão linda!