Primeiro dia de aula

Texto nº 01/2018
É a primeira vez que seu filho vem para a escola?

Para as crianças da educação infantil que estão indo para a escola pela primeira vez, a escola pode não parecer muito atrativa, já que ficar longe da família não é muito interessante.

Os pequenos choram na hora da entrada isso gera muita ansiedade e insegurança para a pessoa que a traz , geralmente a mamãe ou a vovó.

É importante lembrar que o choro das crianças normalmente as do mini maternal e maternal ( 2 a 3 anos) ao ir para a escola pela primeira vez é normal, natural chorarem já que para elas as pessoas da escola são estranhas.

Algumas crianças ficam ansiosas, outras inseguras, algumas nervosas, muitas delas começam a se negar a ir e nem quere colocar o uniforme.

Pensando nesse primeiro dia listamos algumas estratégias que podem ser usadas para que as crianças se adaptem a escola com tranquilidade.

  1. Demonstre segurança à criança, informe-a que esteve na escola, que conhece as pessoas com quem ela ficará
  2. Deixe claro que todos possuem os telefones de casa e da família, se necessário a escola entrará em contato
  3. Informe que em breve irá buscá-la na escola;
  4. Evite despedidas contínuas no portão
  5. Caso sinta necessidade ligue no colégio para saber como a criança se encontra, mas lembre-se, se necessário entraremos em contato, a criança precisa de um momento para adaptar-se
  6. Não se atrase para pegar a criança, ela confia que você esteja lá quando o portão se abrir
  7. No caminho de volta pergunte como foi o primeiro dia dela na escola, tenha uma entonação motivadora e estimule o amanhã
  8. Se percebemos que a adaptação nas primeiras semanas está sendo dificil desenvolveremos uma carga horária diferenciada.A criança poderá ficar menos tempo nos primeiros dias e a carga horária ir aumentando gradativamente até completar a carga horária do dia
    Lembre-se passe tranquilidade e confiança para seu filho para que também possa confiar nas pessoas que o esperam no colégio.

    A Direção
    Ana Alice Biemmi Leite
    Diretora/ Psicóloga