5 Principais benefícios da prática de Futsal para crianças e adolescentes.

5 Principais benefícios da prática de Futsal para crianças e adolescentes.

Condicionamento Físico

O Futsal é uma modalidade esportiva muito intensa. Os gestos motores e a necessidade de participar ativamente do jogo desenvolvem a velocidade e a agilidade, promovendo uma queima de gordura mais rápida. Além disso, fortalece o sistema cardiovascular, o sistema ósseo, além de aumentar o tônus muscular e a elasticidade.

Consciência Corporal

O corpo, quando em movimento, precisa apresentar a melhor resposta para o momento. É a consciência corporal que permite a rápida adaptação, com uma resposta eficiente. Seja através de um controle ou domínio da bola, drible ou finalização, ou até mesmo na defesa do goleiro.

Aspectos Cognitivos

Devido ao espaço curto, se comparado ao Futebol, o(a) aluno(a) desenvolve a tomada de decisão, e a escolha do melhor recurso a ser utilizado: passe, finalização ou drible, na busca pelo gol.

Aspectos Emocionais

Todo(a) aluno(a) deseja vencer, fazer muitos gols e até grandes defesas, mas é preciso estar em constante concentração e foco para atingir estes objetivos. Apesar de toda a emoção que o jogo envolve, acredite, a nossa mente se acalma e o nosso corpo responde às atividades diárias de uma forma muito melhor e mais eficaz.

Socialização

O Futsal é um esporte colaborativo, no qual todos que estão dentro e fora de quadra são importantes. 
Isso gera alegria, prazer em pertencer, ou seja, o bem-estar social e emocional do indivíduo, além de desenvolver as habilidades de comunicação, criando um grupo mais unido e comprometido em prol da vitória!